Nortonamatoconsultor's Blog
Just another WordPress.com weblog

BC vai incluir mais clientes em cadastro de tomador de crédito

O Banco Central anunciou nesta segunda-feira mudanças no SCR (Sistema de Informações de Crédito), cadastro de tomadores de empréstimos e financiamentos mantido pela autoridade monetária e usado pelas instituições financeiras para fazer análise de risco.

A partir de 30 de abril, o universo de pessoas e empresas será ampliado, passando a incluir todos os clientes cuja soma de operações junto ao sistema financeiro seja igual ou superior a R$ 1.000.

Ao reduzir esse montante, o BC ampliará o poder de fogo do departamento de fiscalização. Será possível fazer um mapeamento mais detalhado das notas de crédito que os clientes recebem das instituições financeiras.

O sistema serve para que as instituições financeiras tenham como avaliar a capacidade de pagamento dos clientes e, portanto, possam cobrar taxa de juros menores nas operações que ofereçam menor risco de crédito. É preciso autorização do cliente para o banco ter acesso a seus dados.

Atualmente, o SCR é mais restrito, pois contém informações de quem tem saldo devedor igual ou superior a R$ 5.000 junto ao sistema financeiro.

Além de operações de menor valor, a base de dados passará a conter também novos detalhes. Já a partir de 31 de janeiro, o SCR terá informações como renda das pessoas físicas e faturamento das empresas. Também serão incluídos dados de fundos de investimento de direitos creditórios.

Segundo o Banco Central, as mudanças contribuem para o aprimoramento de suas ferramentas de supervisão e de avaliação das condições econômico-financeiras das instituições, além de propiciar um melhor conhecimento do processo de inclusão financeira no Brasil.

Fonte: Folha.com

Nenhuma resposta to “BC vai incluir mais clientes em cadastro de tomador de crédito”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: