Nortonamatoconsultor's Blog
Just another WordPress.com weblog

CNDL: inadimplência do consumidor sobe pelo 8º mês seguido

A inadimplência do consumidor teve aumento de 5,8% em setembro, na comparação com o mesmo período de 2010, segundo divulgou nesta quinta-feira a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Essa foi a oitava elevação seguida nessa base de comparação em 2011, desde fevereiro. De acordo com a CNDL, é um indicativo de que o cenário inflacionário persistente ainda exerce pressão negativa sobre o poder de compra do consumidor e sobre o nível de endividamento das famílias.
De acordo o levantamento, nos nove primeiros meses de 2011, a inadimplência acumulou alta de 5,26%. Isso ocorreu em razão do ciclo de aperto monetário empreendido pelo Banco Central até julho e a consequência da aplicação contínua dessa medida no custo médio do crédito.
A comparação entre setembro e agosto deste ano, que não leva em conta a sazonalidade, mostrou uma queda da inadimplência de 3,62%, o que, afirma a entidade, pode indicar uma inversão da curva de crescimento e uma perda de força dessa variável. No entanto, essa diminuição não deve reverter o quadro de inadimplência do acumulado do ano.
Em relação às consultas no SPC Brasil, que refletem o nível de atividade no varejo, setembro apresentou alta de 3,46% na comparação com o mesmo mês de 2010 – a sexta elevação seguida na mesma base de comparação, o que reforça a tendência de otimismo nas vendas para o restante do ano.
Já a comparação entre setembro e agosto teve queda de 7,91%, sem ajuste sazonal, mostra retração no ritmo nas vendas a prazo, o que pode ser entendido como um espelho da desaceleração da economia brasileira. No ano, o indicador registra alta de 5,5% contra 5,72% registrados em agosto. Considera-se venda a prazo compras feitas com cheque pré-datado ou no crediário.
Os números de cancelamento de registros, que dão medida ao nível de recuperação de crédito no varejo, foram positivos em agosto, apresentando leve alta de 0,13% em relação ao mesmo período de 2010.
A comparação com o mês de agosto, sem ajuste sazonal, mostrou queda nos cancelamentos de CPFs inscritos no cadastro de devedores do SPC Brasil, de 5,95%. E no acumulado do ano, o índice acumula alta de 5,66%, ante 6,74% os registrados até agosto, mais um sinal de arrefecimento desse indicador.

Fonte: Terra

Nenhuma resposta to “CNDL: inadimplência do consumidor sobe pelo 8º mês seguido”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: