Nortonamatoconsultor's Blog
Just another WordPress.com weblog

Banco Central deve encerrar ciclo de alta dos juros, apontam analistas

Crise internacional, desaceleração da economia brasileira e maior rigor fiscal devem levar autoridade monetária a rever estratégia.
O Comitê de Polítia Monetária do Banco Central (Copom) deve encerrar o ciclo de alta na taxa básica de juros, após cinco elevações em 2011, na reunião que começa nesta terça-feira e termina amanhã em Brasília, na sede da instituição.

No último encontro, em 20 de julho, o BC anunciou uma alta de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros da economia brasileira. Com isso, a taxa Selic chegou a 12,50% ao ano.

A desaceleração da economia, que pode crescer abaixo de 4% este ano segundo algumas estimativas do mercado, o clima de incerteza aliado ao fraco ritmo da economia internacional, principalmente nos Estados Unidos, União Europeia e Japão, embasam a opinião dos especialistas.

lém disso, um maior comprometimento do governo em reduzir gastos também é apontado como um ponto positivo para que o BC reveja sua estratégia para a política monetária em 2011.

Para o economista-chefe do Itaú Unibanco e ex-diretor do Banco Central, Ilan Goldfajn, para a decisão de quarta-feira não existem muitas dúvidas de que o Copom encerra o ciclo de elevação de juros iniciado em janeiro. “O ciclo de alta pode ter chegado ao fim. Mas uma redução de juros ainda vai depender dos efeitos da turbulência externa na economia brasileira”, diz.

Segundo especialistas, esse cenário já vinha sendo discutido no mercado, mas ganhou traços mais realistas após as fortes oscilações registradas nas bolsas de valores de todo o mundo com os dados fracos sobre a atividade econômica das nações da Europa e nos EUA, mesmo após a elevação do teto da dívida americana, aprovada no início do mês.

Para Jankiel Santos, economista-chefe do Espirito Santo Investment, avalia que o discurso da autoridade monetária sinaliza para o fim da alta de juros. “Trabalhamos com a manutenção dos juros em 12,5% nesta quarta-feira”, diz Santos. Apesar de sinalizações na redução do ritmo da economia e de novas medidas na área fiscal, o Banco Central não trabalha com movimentos de curto prazo, como uam recente elevação do IPCA-15, para basear suas decisões de política monetária.

“O Banco Central não costuma agir com base em eventos no curto prazo”, diz Santos. “Se o governo sinalizar o cumprimento da meta já definida, nada muda de imediato nos juros uma vez que esse cenário já está nas projeções da autoridade monetária”, acrescenta.
Na avaliação do economista Manuel Enriquez Garcia, presidente da Ordem dos Economistas do Brasil e professor da FEA-USP, o Banco Central elevou os juros no primeiro semestre e adotou medidas para conter a rápida expansão do crédito com o objetivo de controlar a inflação e trazer a demanda de consumo para um patamar mais aceitável. “O que deve ocorrer agora no segundo semestre é um ajuste na demanda, refletindo as medidas do BC”, diz Garcia.

“Com a economia internacional patinando em meio a uma frágil recuperação dos Estados Unidos, o ciclo de alta de juros deve ser interrompido e a inflação deve caminhar mais rápido para uma trajetória de queda. Se isso se confirmar, o BC deve avaliar um possível corte de juros, ma ainda não no curto prazo”, acrescenta o professor.

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou no início do mês que as medidas adotadas para desacelerar a economia estão apresentando resultados e previu que a inflação em 12 meses vai cair dois pontos percentuais até abril do ano que vem. Segundo ele, as medidas adotadas pela autoridade monetária para combater a inflação já estão funcionando e seus efeitos serão sentidos com mais força no último trimestre do ano.

Fonte: IG

Nenhuma resposta to “Banco Central deve encerrar ciclo de alta dos juros, apontam analistas”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: