Nortonamatoconsultor's Blog
Just another WordPress.com weblog

Pânico deve levar BC a rever estratégia e encerrar alta de juros, apontam analistas

Desaquecimento da economia internacional, com reflexos nos preços das commodities, pode contribuir com o controle da inflação.
O pânico provocado nos mercados financeiros em todo o mundo com o temor de uma nova recessão na economia americana e o agravamento da crise da dívida que afeta os países da Zona do Euro podem afetar o crescimento da economia mundial e levar o Banco Central brasileiro a rever a estratégia de controle da inflação por meio da alta da taxa de juros.

Segundo especialistas, esse cenário já vinha sendo discutido no mercado, mas ganhou traços mais realistas após as fortes oscilações registradas nas bolsas de valores de todo o mundo com os dados fracos sobre a atividade econômica das nações da Europa e nos EUA, mesmo após a elevação do teto da dívida americana, aprovada na semana passada.
Jankiel Santos, economista-chefe do Espirito Santo Investment, avalia que o discurso que está se desenhando por parte da autoridade monetária é nessa linha, ou seja, de encerrar a alta de juros. “Apesar da atividade econômica no Brasil seguir ainda forte, o governo avalia que o desaquecimento na economia internacional vai se refletir em queda de preços de commodities e de produtos importados”, diz. “Por essa análise, a tarefa de fazer a inflação convergir para mais próximo da meta de 4,5%, e não estourar o teto de 6,5%, pode ficar menos difícil”, acrescenta Santos.

Na avaliação do economista Manuel Enriquez Garcia, presidente da Ordem dos Economistas do Brasil e professor da FEA-USP, o Banco Central elevou os juros no primeiro semestre e adotou medidas para conter a rápida expansão do crédito com o objetivo de controlar a inflação e trazer a demanda de consumo para um patamar mais aceitável. “O que deve ocorrer agora no segundo semestre é um ajuste na demanda, refletindo as medidas do BC”, diz Garcia.
“Com a economia internacional patinando em meio a uma frágil recuperação dos Estados Unidos, o ciclo de alta de juros deve ser interrompido e a inflação deve caminhar mais rápido para uma trajetória de queda. Se isso se confirmar, o BC deve avaliar um possível corte de juros, ma ainda não no curto prazo”, acrescenta o professor.

Na semana passada, o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou que as medidas adotadas para desacelerar a economia estão apresentando resultados e previu que a inflação em 12 meses vai cair dois pontos percentuais até abril do ano que vem. Segundo ele, as medidas adotadas pela autoridade monetária para combater a inflação já estão funcionando e seus efeitos serão sentidos com mais força no último trimestre do ano.

Jim O’Neill, presidente do conselho de administração do banco Goldman Sachs e criador do termo BRICs acredita que os preços das commodities deverão passar por uma acomodação, ajudando a reduzir as pressões inflacionárias. Para o economista, o desaquecimento global facilitará no controle da inflação, tirando o peso para o Banco Central elevar mais os juros.

Na sexta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou que a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu 0,16% em julho, praticamente estável em relação à taxa de 0,15% registrada um mês antes.

No acumulado em 12 meses, a inflação acelerou para 6,87%, a maior taxa desde junho de 2005 (7,27%) para esta base de comparação. O resultado de julho ultrapassa o teto da meta de inflação estipulada pela autoridade monetária em 6,5% ao ano. O centro da meta é de 4,5% para 2011, com tolerância de dois pontos percentuais acima ou abaixo. De janeiro a julho deste ano o índice acumula alta de 4,04%, superando a taxa de 3,10% verificada em igual período do ano passado.

Fonte : iG

Nenhuma resposta to “Pânico deve levar BC a rever estratégia e encerrar alta de juros, apontam analistas”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: