Nortonamatoconsultor's Blog
Just another WordPress.com weblog

Bolsa de Tóquio cai 1,52% na abertura da ‘segunda-feira negra’

Mercado asiático reage ao rebaixamento da nota dos Estados Unidos pela Standard & Poor’s; dia deve ser de tensão global.
A Bolsa de Valores de Tóquio inaugurou em baixa o pregão das principais bolsas de valores do mundo, após o rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos pela Standard & Poor’s. Seguindo a expectativa de analistas, o índice Nikkei 225 abriu em queda de 1,52%.
Na sexta-feira, a Bolsa de Tóquio já havia fechado em queda de 3,72%, ainda repercutindo o pessimismo sobre a crise da dívida dos Estados Unidos e a na Europa.

O recuo da bolsa japonesa é um indício de que a segunda-feira será de tensão mundo afora. Na imprensa internacional, o noticiário traz temores sobre uma possível “segunda-feira negra”, em uma reedição do dia 19 de outubro de 1987, quando o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, sofreu uma queda de 22%.

Ainda na Ásia, a Bolsa da Coreia do Sul abriu em queda de 1,34%, enquanto o mercado australiano recuava 2,15% no início do pregão.

No mercado futuro, o petróleo também operava em queda na Ásia.

Lideranças mobilizadas

Durante o fim de semana, as principais lideranças econômicas globais discutiram a situação do mercado, para evitar uma onda de contágio global. Os investidores aguardam o posicionamento do G7 (grupo das sete maiores economias do mundo) sobre a situação norte-americana. O Banco Central Europeu (BCE) anunciou, neste domingo, a compra de títulos da Espanha e da Itália para evitar o contágio do mercado.

No encontro do G20, não houve pronunciamentos oficiais, mas o ministro das Finanças da Coreia do Sul, Choi Jong-Ku, disse que “sérias discussões” são mantidas, ao mesmo tempo em que reforçou, ao menos no discurso, a confiança do país na economia dos Estados Unidos.

Bolsas no mundo

A queda nos mercados acionários começou mais cedo, em bolsas de menor expressão.

No pregão de domingo, o primeiro dia útil em Israel, a bolsa de valores local fechou em forte baixa de 6,99%. Mais cedo, no início do pregão, a bolsa de Israel entrou em circuit braker (quando as operações são suspensas), ao abrir os negócios despencando 6,5%.

A Bolsa da Arábia Saudita, a primeira a operar após o rebaixamento dos EUA, na sexta-feira à noite, fechou o domingo praticamente estável, em leve alta de 0,08%. No sábado, o pregão pós-rebaixamento, o mercado local havia caído 5,4%.
Fonte: IG

Nenhuma resposta to “Bolsa de Tóquio cai 1,52% na abertura da ‘segunda-feira negra’”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: