Nortonamatoconsultor's Blog
Just another WordPress.com weblog

Dilma quer política industrial eficiente contra valorização do real

Plano que prevê crédito direcionado, defesa comercial e desonerações está em revisão para ser mais incrementado
A presidenta Dilma Rousseff pediu um esforço maior dos ministérios para anunciar uma política industrial mais incrementada na próxima terça-feira. As reuniões entre Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério da Fazenda e BNDES nesta quarta-feira não foram conclusivas quanto ao plano e em uma nova reunião amanhã a própria Dilma deverá bater o martelo sobre a política – inclusive sobre o seu nome, ainda em discussão.

Dilma quer que o novo projeto apresente compensações efetivas para as indústrias contra a valorização efetiva do dólar, que bateu no piso de sua cotação desde 1999 nesta semana. Mesmo depois do anúncio de novas medidas cambiais ontem, o governo vai apresentar incentivos microeconômicos para aliviar a perda de competitividade das empresas brasileiras, em processo que vem sendo chamado de desindustrialização do país.
Está definido que a nova política terá três linhas principais: condições especiais de crédito, redução de alíquotas de impostos ou melhora para compensação de créditos tributários e uma ação mais enfática em defesa comercial.

Do lado do crédito, haverá uma melhor modelagem de linhas específicas do para o setor industrial BNDES. Algumas dessas linhas já existentes deverão ganhar nova forma para atender de maneira mais eficiente a indústria manufatureira que mais sofre com a valorização do real, com a indústria de calçados, por exemplo.

No lado fiscal, é esperada a redução da alíquota de PIS-Cofins para certos setores exportadores ou pelo menos a introdução de meios que dêem uma maior agilidade para a devolução de créditos tributários para essas empresas. Segundo um empresário a par das discussões anteriores às reuniões de ontem, esses incentivos seriam bastante pontuais e poderiam ser meros paliativos para boa parte da indústria.
Outra linha definida é uma política de atuação mais firme na defesa comercial, principalmente contra dribles nas barreiras já existentes. O governo brasileiro acredita que muitas das vitórias contra dumping de certos países, principalmente asiáticos, têm sido dribladas porque as mercadorias passam por outros países antes de chegar no Brasil – sistema conhecido como triangulação.

Apenas essas medidas, porém, não foram aceitas como suficientes pela presidenta Dilma em avaliação preliminar. Para um líder do setor industrial que esteve com o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, nesta semana e ouviu parte dessas iniciativas, de fato faltavam ações mais “afirmativas” do governo, no sentido de compensar as perdas das indústrias com a valorização desenfreada do real.

Desoneração da folha fica para depois

A ação mais afirmativa esperada pela indústria – assim como por todo o empresariado brasileiro – neste ano é a desoneração da folha de pagamento de trabalhadores. Essa medida, já anunciada como meta pela presidenta Dilma na campanha e após a posse, é tida como uma das mais importantes para elevar a competitividade do país.

No entanto, em meio a um processo de controle mais rígido do orçamento – a desoneração também implica perda de receita para o governo federal – não deverá ser agora, no dia 2, que a presidenta anunciará o programa de desoneração da folha.

Apesar de ainda não estar plenamente finalizado, o governo ainda mantém o prazo de terça-feira para anunciar o plano, que é debatido ainda com o nome de Brasil Maior, mas poderá ser lançado como Programa de Inovação Brasileira (PIB), conforme revelado pelo colunista Guilherme Barros.

Fonte : IG

Nenhuma resposta to “Dilma quer política industrial eficiente contra valorização do real”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: