Nortonamatoconsultor's Blog
Just another WordPress.com weblog

Com nova metodologia, internet passa revistas em faturamento publicitário

Inclusão de sites de busca no cálculo faz setor digital projetar participação de 10% no mercado de anúncios em 2011
A internet deve responder por 10% do faturamento publicitário brasileiro em 2011, de acordo com o escritório nacional do Interactive Advertising Bureau (IAB). As vendas de anúncios digitais irão somar R$ 3,04 bilhões no ano, colocando o setor em terceiro lugar entre as mídias – atrás de TV aberta e jornais, mas já à frente das revistas. O instituto usou, de forma inédita no país, um cálculo que inclui os mecanismos de busca – como Google, Bing e Yahoo – no segmento, o que, segundo o IAB, revela o real tamanho da publicidade online nacional.

Sem os buscadores, o faturamento da internet em 2011 atingiria R$ 1,520 bilhões, o que significaria um crescimento de 25% em relação ao ano passado. Isso daria ao setor uma participação de 5,3% no bolo publicitário. “Havia uma distorção [na metodologia antiga], que gerava algumas estranhezas: se grandes anunciantes já investem 15 a 20% da verba de marketing em ações online, era improvável que a importância do setor girasse somente em torno de 5%”, diz Fábio Coelho, presidente do IAB.
Bolo publicitário em 2010

Veja a participação de cada meio no mercado de anúncios, no ano passado:
TV aberta = 62,93%
Jornal = 12,36%
Revista = 7,50%
Internet = 4,64%
Outros = 12,57%

Participação da internet em 2011

Com a nova metodologia de cálculo, mercado digital aumenta relevância, passando a 10%.
Para o instituto, isso trará mudanças na forma como agências de publicidade e anunciantes olham para o meio digital. “O mercado vai perceber que a relevância da internet é maior do que se vinha reportando, o que muda inclusive parâmetros de investimento do governo”, diz Coelho. “Ultrapassar os 10% de participação no bolo é cruzar uma linha importante”, afirma Marcos Swarowsky, vice-presidente de veículos do IAB.

Em 2010, a Copa do Mundo ajudou a alavancar o faturamento de veículos de mídia em geral. O investimento total em publicidade registrou alta de 17,7% em relação a 2009, chegando a R$ 26,2 bilhões. No período, a internet já havia sido a mídia que teve maior expansão, calculada em 28%. Para 2011, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade projetava avanço de 10% nas receitas publicitárias totais. Mas a inclusão dos buscadores deverá engordar esse cálculo e fazer o faturamento em publicidade no Brasil quebrar a barreira dos R$ 30 bilhões – sem eles, ficaria em R$ 28,8 bi.
Os chamados “classificados” online ainda estão fora do cálculo. Parte da receita de sites que anunciam carros e imóveis, por exemplo, ainda não é contemplada na fração publicitária da internet. Segundo o IAB, esse é último personagem relevante do universo digital que poderia ser incluído na soma, algo que o instituto pretende fazer no futuro. A TV aberta lidera a relação de ganhos com anúncios, com 62,9% do mercado em 2010. Os jornais, segunda mídia com maior participação, ficaram com 12,3% do valor gasto com anúncios no ano passado.

Fundado há 13 anos, o IAB-Brasil é o braço nacional do Interactive Advertising Bureau, que está presente em 47 países. O cálculo de faturamento publicitário digital anterior, que não incluía os buscadores, era feito pelo Projeto Intermeios, do qual o IAB é colaborador. “Esta é a primeira vez que o mercado tem acesso ao dado completo”, afirma Coelho. As informações sobre o mercado publicitário podem variar, conforme o instituto consultado e a metodologia empregada.

Fonte: IG

Nenhuma resposta to “Com nova metodologia, internet passa revistas em faturamento publicitário”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: